segunda-feira, 2 de maio de 2011

Física: Ponte Levadiça Nomes : Giovane Mazotti, Angelo Oliveira, Amanda Pacheco, Jéssica Vitória e Stéphani Emmerich

Escola: Escola Estadual de Ensino Médio 9 de Maio
Nome: Giovane Mazotti,  Angelo Oliveira,  Amanda Pacheco, Jéssica Vitória e  Stéphani Emmerich
Professor: Julio César
Disciplina: Física
Turma: 23a


Ponte Levadiça


          Objetivo:
     O objetivo do trabalho proposto pelo professor na última aula era montar uma ponte levadiça hidráulica.
          Material utilizado:
     Pedaços de madeira, 2 dobradiças, papelão, 4 seringas, 2 garrotes, pregos, parafuso, serra, martelo, lixa, papelão, tinta, pincel e fita isolante.
          Procedimento:
      Foi utilizada uma tábua mais grossa e larga para fazer a base do trabalho, em seguida foi pregado um pedaço de madeira em cada extremidade formando um ângulo de 90º, sendo utilizada como colunas da ponte. Logo após isso, foi parafusado dois sarrafos de madeira com dobradiças na coluna da ponte. Pegamos duas seringas e fixamos as seringas com fita isolante nas laterais e interligamos com outras duas seringas utilizando o garrote (mangueira de soro), e colocamos um pedaço de papelão entre a seringa e a madeira lateral em ambos os lados da ponte. E finalizando o processo foi pintada. Esse foi o sistema utilizado na ponte final.
          Dados Obtidos:
    Após a construção de uma ponte tivemos que fazer outra, pois não estava esteticamente apresentável. Durante o processo de construção da segunda ponte foi notado que a seringa ao subir ela trava no parafuso da dobradiça, então foi posto um pedaço de papelão entre a seringa e a parede de madeira com o objetivo de afastar a seringa para ela  poder levantar a ponte. Utilizamos um objeto que bifurcava e conectava os garrotes, mas não deu certo, pois um lado levantava e outro não, acho que por causa do tamanho das seringas utilizadas. Depois disso optamos por utilizar 4 seringas, duas de comando e duas fixas nas laterais da ponte. Chegando ao resultado final.
           Conclusão:
    Concluímos que é possível montar uma ponte levadiça e movimentar ela utilizando a hidrostática. Segundo o princípio de Pascal, a pressão aplicada a um fluído se transmite igualmente para todas as direções, sendo assim, ao apertar o êmbolo das seringas às moléculas da água se agrupavam, ocorrendo o deslocamento hidráulico do fluido, cuja a pressão empurra o êmbolo das seringas fixadas na ponte,  ocasionando o movimento da ponte levadiça.