sexta-feira, 16 de setembro de 2011

França proíbe oração nas ruas


Entrou em vigor nesta sexta-feira uma lei francesa que proíbe que se reze nas ruas. Assim, milhares de fieis muçulmanos no norte de Paris foram levados a improvisar um local de oração em um quartel de bombeiros desativado. A medida desagradou à minoria --pequena, mas barulhenta.
A proibição das rezas nas ruas colocou em evidência os problemas da França para assimilar sua comunidade muçulmana, de 5 milhões de pessoas, que não tem espaço para rezar. E segue-se a uma polêmica já antiga, alimentada pela líder de extrema-direita Marine Le Pen, sobre os muçulmanos serem forçados a estenderem suas colchas nas ruas das grandes cidades.
O ministro do Interior francês, Claude Gueant, direcionou os muçulmanos em Paris a espaços provisórios enquanto se constrói um novo espaço gigante e advertiu que, caso necessário, será usada a força à medida que a polícia encerra sua tolerância com relação às orações nas ruas.
Sete meses antes da eleição presidencial, a proibição é considerada por algumas pessoas como uma tentativa de ganhar simpatizantes da extrema-direita para o campo da centro-direita do presidente Nicolas Sarkozy.
Na instalação improvisada, o xeque Mohammed Salah Hamza supervisionou as orações dos muçulmanos que foram de vários pontos da cidade. Os religiosos entravam, estiravam suas colchas no chão pelo espaço, semelhante a um hangar.
'É o começo de uma solução,' disse Hamza à Reuters antes de iniciar o serviço. 'Os fieis estão muito satisfeitos de estar aqui. O local, que abriga 2 mil pessoas, está cheio.'
Os fieis também estavam contentes. 'Isso será melhor que a rua Mryha,' disse um homem, referindo-se a uma rua de Paris conhecida por abrigar orações nas ruas. 'Aparentemente, isso chocava as pessoas.'
Le Pen descrevera o fenômeno de orar nas ruas e calçadas como uma 'invasão.'
'Foi Marine Le Pen que começou tudo isso,' disse uma mulher que disse se chamar Assya enquanto se dirigia para o espaço nas redondezas de Paris. 'Agora o governo proibiu as orações nas ruas e nos enviou aqui para que possam angariar votos para o (partido da) Frente Nacional (de extrem-direita) --isso é tudo.'

11 comentários:

  1. Isso é um absurdo, acho que cada um tem que seguir a sua própria crença, e acreditar no seu Deus, se aquele ser te faz bem, pode rezar a vontade pra ele!

    ResponderExcluir
  2. No meu ponto de vista essa proibição é uma poca vergonha, porque os fiéis tem todo o direito de rezarem onde bem entenderem,(nas ruas,nas igrejas,etc.).onde já se viu,o presidente fazer os fiéis,rezarem dentro de um quartel de bombeiros,ainda por cima abandonado.
    E é nessas circunstâncias que eu me pergunto,a que ponto chegamos,e onde vamos parar.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião acho muito errado eles proibirem os fiéis de fazer a sua oração nas ruas,pois eles rezam onde eles querem. Eo pior de tudo foi colocar os fiéis num quartel de bombeiros para eles fazerem a sua oração.
    Quem criou essa lei,concerteza não crê num Deus,
    porque se acreditasse no seu Deus não teria feito isso com os fiéis.

    ResponderExcluir
  4. é meio injusto o que estão fazendo com os fiéis, mas acho que para se manifestar a fé não é preciso divulgar muito na real quem é fiel simplesmente crê.Mas mesmo assim acho muito errado reprimir os outros por isso.

    ResponderExcluir
  5. Isso é muito errado,cada um tem seu direito de seguir a religião que bem entende,assim como demostrar adoração a Deus, onde quizer.
    A religião é uma coisa que cada um segue devido a sua vontade, esse tipo de coisa o país não pode interferir onde alguém deve ou não deve rezar.

    ResponderExcluir
  6. Que ridículo isso. Acho que cada um tinha que ter o direito de rezar onde quiser. rs

    ResponderExcluir
  7. Eu acho sem noção, podiam procurar mais o que fazer do que incomodar os fiéis impedindo as suas crenças, com tantos bandidos e vândalos estragando a sociedade eles criam leis absurdas com algum interesse e bem provável que seja uma grana preta afinal alguém no meio deles deve ter alguma religião.

    ResponderExcluir
  8. COMENTÁRIO DA VITÓRIA VARGAS

    Bom, na minha opnião isso não faz o menor sentido, cada pessoa tem o direito de escolher sua religião e crenças.
    Existem tantos outros problemas que realmente deveriam ganhar mais prioridade, esta concerteza foi uma lei muito desnecessária.

    ResponderExcluir
  9. acho que essa lei esta muito errada e esta tirando o direito de livre arbitrio dos fiéis e isso todos nós temos o direito de ter desde em que vivemos em uma sociedade civilizada e racional e sou totalmente contra à essa lei imposta pelo governo francês.

    ResponderExcluir
  10. Nome:Eduardo
    Eu acho isso uma falta de respeito,onde já se viu,o presidente fazer os fiéis,rezarem dentro de um quartel de bombeiros,ainda por cima abandonado.

    ResponderExcluir
  11. Não tem motivo nem um para fazer oque ele fez, tem coisas mais importantes para se preocupar em mudar.

    ResponderExcluir