domingo, 21 de agosto de 2011

Egito e Israel tentam aliviar tensão após mortes.


Egito e Israel tentaram no domingo neutralizar a crise diplomática gerada pela morte de cinco agentes de segurança egípcios durante ataques na fronteira entre os dois países, mas uma vários egípcios fizeram um protesto contra as mortes na embaixada de Israel no Cairo.
Durante a noite, um manifestante escalou vários andares do edifício da embaixada, para tirar a bandeira de Israel e substituí-la pela do Egito.
Ahmad al-Shahat, ficou imediatamente conhecido no Twitter como 'Flagman' - homem da bandeira - , enquanto os jornais e um pretenso líder egípcio passaram a considerá-lo um herói.
'Hamdeen Sabahy, o candidato à presidência do Egito, saúda orgulhosamente, Ahmad al-Shahat, o herói público que queimou a bandeira sionista que poluiu o ar do Egito por trinta anos', disse Sabahy em comunicado.
A crise começou quando cinco agentes de segurança egípcios morreram enquanto o Exército de Israel perseguia um grupo de palestinos, que matou oito pessoas no sul de Israel na quinta-feira. Israel disse que o grupo entrou em Israel pela Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, através do deserto do Sinai, no Egito.
Várias centenas de manifestantes permaneceram na frente da embaixada de Israel, à beira do Rio Nilo, no domingo, vigiados por centenas de soldados e policiais. Alguns disseram que ficarão lá até que o embaixador de Israel seja expulso do Egito.
Um protesto de qualquer tamanho, perto da embaixada de Israel, teria sido rapidamente sufocado nos tempos do ex-presidente Hosni Mubarak.
A liga Árabe, com sede no Cairo, condenou 'o ataque israelense contra as forças egípcias', e disse que Israel tinha 'plena responsabilidade por esse crime'.
No entanto, há sinais que tanto Egito quanto Israel estariam tentando diminuir a crise mais grave nas suas relações desde a derrubada de Mubarak, em fevereiro.
Depois das mortes, o Egito declarou no sábado que chamaria de volta seu embaixador em Israel, mas não ficou claro se a retirada de fato acontecerá.
O ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, disse que Israel lamentava muito as mortes e disse ao Exército que conduzisse uma investigação com o Egito, que cautelosamente, aprovou a iniciativa.
Uma delegação liderada por um enviado especial israelense, não identificado, chegou ao Cairo, vindo de Tel Aviv, em um avião particular no domingo, segundo fontes do aeroporto. Quatro carros se dirigiram para a pista e levaram a delegação rapidamente.
O chefe do conselho militar que governa o Egito, Mohamed Hussein Tantawi, se reuniu com os ministros em um comitê de gestão de crise, no domingo, para discutir os eventos no Sinai, informou a mídia estatal.

21 comentários:

  1. Na minha opinião acho errado durante os ataques,pois causa mortes de pessoas como aconteceu com os cinco agentes de segurança.E os manifestantes tem que ter consciência no que estão fazendo.

    ResponderExcluir
  2. na verdade são tudo um bando de desocupado com tantos problemas que deve ter em seu país ficam se preocupando com desrespeito a bandeira e invasões mas parece que qualquer coisa pra eles é uma ameaça

    ResponderExcluir
  3. Isso é uma grande palhaçada, os manifestantes tem de lutar pelos seus direitos sim, mas sem ferir as pessoas pois apartir do momento que fazem isso eles perdam totalmente a razão, e outra com tanta disgraça no mundo eles se matando por causa de desrespeito a bandeira, por isso que o nosso mundo esta assim, as pessoas dão mais valor a uma bandeira do que à uma vida.

    ResponderExcluir
  4. Minha opinião é que devemos fazer protestos por algo que não concordamos,mais deveriam esperar um pouco até acalmar a crise, para fazer os protestos. Lamento as mortes de cinco agentes egípcios.

    ResponderExcluir
  5. estes assuntos diplomáticos são díficeis de lidar...
    um acordo ou até uma reconciliação entre dopis países já não é facil, ainda mais quando tem um monte de pessoas atacando o país e queimando suas bandeiras, que eram pra ser o simbolo de cada país.

    ResponderExcluir
  6. Bem, eu sou totalmente a favor de protestos, porém de uma forma pacífica. O mundo está totalmente de cabeça para baixo, ao invés das pessoas ajudarem seu país em épocas de crise, não elas fazem protestos e matam inocentes.Que bela ajuda, nanana.

    ResponderExcluir
  7. Trágico, mas fazer oque se esse povinho de lá não sabe fazer nada sem conflito, que acabe com pessoas inocentes mortas.

    ResponderExcluir
  8. sou a favor de protestos, mas desde que não envolva pessoas inocentes no meio, acredito que a cada ato de violência só é gerada mais revolta entre os povos. eles não percebem que ferir ou matar inocentes não leva a lugar algum, o respeito ao ser humano deveria prevalecer em primeiro lugar

    ResponderExcluir
  9. Bom, na minha opinião. As pessoas devem manifestar - se e defender o que acham certo, mas devem ter consciência dos seus atos, pois eles geram consequências. E desta vez foram vidas perdidas.

    ResponderExcluir
  10. eu acho que não deveriam estar entrando em conflito por qualquer coisa, mas eles têm razão em se revoltar apesar de vingança não ser a melhor opção, e acho que se procurassem a paz não iriam se preocupar com mortes de inocentes por causa de guerra.

    ResponderExcluir
  11. Protestar faz bem é importante pra todos, maais causar morte de um ser humano não é um protesto vencido ainda mais por uma causa banal, apezar de que bandeiras é da nossa patria e devemos proteger maais não aponto de tudoo isso gente

    ResponderExcluir
  12. Comentario Andreza Moraes: Eu sou a favor de protestos , afinal cada um tem que expor sua opinião. Mas matar inocentes dai já é demais , em vez de ajudar seu país cada vez pioram mais.

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião não há nada de errado em protestar, porem sem ferir ou agredir as pessoas. Desta forma as pessoas estão perdendo a razão, e não há nada a ganhar com um protesto que tira a vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  14. Comentário Eduardo:
    Hoje em dia o mundo está muito mudado, as pessoas tem direito de se manifestarem, mas não de fazem protestos que acabam matam inocentes.

    ResponderExcluir
  15. O protesto é uma boa forma de mostrar sua opnião, se o protesto for por uma causa justa, deve haver protesto sim, mais com a decência de não agredir ou matar ninguém, quando o protesto parte para a violência, perde-se totalmente a razão.

    ResponderExcluir
  16. Comentário de Eliane :

    Acho que protestos são errados, que quase sempre nunca leva a nada, e geralmente há violência, acho que deveriam achar outra forma de tentar fazer alguém coisa pelo mundo, sem protestar.

    ResponderExcluir
  17. comentário de Deivid:

    é, realmente cinco vidas valem mais do que uma bandeira, devemos lutar pelos nossos direitos e também pela honra de sua pátria, mas não tirar a vida das pessoas, um erro de algumas pessoas pode custar vidas.

    ResponderExcluir
  18. temos de reivindicar nossos direitos sim, mas não ao extremo, isso é uma desonra ao chamado "humanismo" mas se bem que atos como estes já estão se tornando banais e hoje as pessoas nem dão bola para isso, só que deveríamos começar a rever nossos valores, nossos princípios, deveríamos começar a pensar no próximo, pensar que o mundo não gira só em torno do nosso umbigo, precisamos de afeição e carinho, sem essas virtudes o mundo estará perdido.

    ResponderExcluir
  19. Estes países com tantos outros problemas, deveriam se importar menos com manifestações, e sim com o que realmente importa. Claro que as vezes fazer um manifesto contra algo que uma sociedade acha errada é bom, mais não quando se trata de uma vida, no caso cinco. Foi realmente uma grande palhaçada, uma bandeira não significa nada, perto de uma vida.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Eu não acho errado protestar, desde que seja algo civilizado.

    ResponderExcluir