domingo, 7 de agosto de 2011

Polícia promete 'investigação' em mais um dia de tumulto em Londres


Polícia promete 'investigação' em mais um dia de tumulto em Londres

A Polícia Metropolitana de Londres anunciou neste domingo uma 'grande investigação' sobre o tumulto que resultou na prisão de 42 pessoas no sábado, no norte da cidade. Neste domingo, manifestantes voltaram às ruas em outro bairro londrino.
Pelo menos 26 policiais e outras três pessoas ficaram feridas no tumulto no bairro de Tottenham, no sabado. Nove tiveram que ser levadas ao hospital. Dois policiais continuam hospitalizados.
No início da noite deste domingo, lojas no bairro de Enfield Town foram atacadas e dois veículos foram queimados.
Segundo a polícia, os investigadores vão colher o depoimento de testemunhas e averiguar as imagens das câmeras de circuito fechado.
No sábado, lojas, residências e caixas eletrônicos foram depredados em Tottenham. Na manhã deste domingo, algumas áreas do bairro continuavam com cordões de isolamento.
Bombeiros tiveram dificuldade para controlar o fogo em meio ao tumulto
Protesto
No final da tarde de sábado, dezenas de pessoas foram às ruas para um protesto inicialmente pacífico contra a morte de um homem de 29 anos.
Mark Duggan foi morto pela polícia na quinta-feira, em Tottenham, depois de ser abordado em um táxi por uma unidade que investiga crimes com armas de fogo no bairro.
A polícia não revelou os detalhes da morte de Duggan, mas prometeu uma investigação para esclarecer o caso. Familiares e amigos organizaram um ato de protesto no sábado. No entanto, por volta das 20h (16h no horário de Brasília), um tumulto começou e a polícia foi chamada para agir.
Alguns manifestantes jogaram bombas caseiras contra a polícia e alguns prédios. Um ônibus de dois andares foi incendiado. Um supermercado, uma loja de carpetes e outros prédios também pegaram fogo.
Tottenham pela manhã
"Tottenham pela manhã"
A vitrine de uma loja de equipamentos eletrônicos foi quebrada e algumas pessoas saquearam o estoque de uma loja. Testemunhas disseram ter visto adultos e adolescentes enchendo os porta-malas de seus carros com artigos roubados das lojas.
'Revoltante'
Um porta-voz do primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que a violência em Tottenham é 'inaceitável'.
A ministra do Interior, Theresa May, afirmou que a polícia metropolitana tem o seu total apoio para restaurar a ordem no bairro.
O vice-prefeito de Londres, Kit Malthouse, disse que não consegue imaginar qualquer desculpa para o que aconteceu.
'É totalmente revoltante ver isso nas ruas de Londres. Nós faremos todo o possível para evitar que isso se repita', disse.
'Eu entendo que haja impaciência das pessoas [com a investigação sobre o caso Duggan], mas essas investigações demoram.'
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

24 comentários:

  1. pelo o que vejo ai o povo esta em conflito por uma coisa simples, esse caso já aconteceu no Brasil quando mataram um estudante no metro, o rapaz caminhava com uma mochila e um policial deu um tiro nele pelas costas, pensando que fosse um fugitivo, a policia no mundo todo é muito imprudente, eles acham que seus atos não vão gerar consequências o que eles esquecem é que a lei vale pra todos, então é isso, mataram um homem, e até agora os familiares não sabem o porque, então não tiro a razão deles de se revoltar e tentar achar uma explicação, só acho que poderiam ser um pouco mais coerentes e não sair atacando pessoas inocentes, deveria haver um pouco de bom senso de parte dos manifestantes

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que há um equívoco das duas partes, a polícia deveria investigar e até prender preventivamente Mark Duggan mas nunca matá-lo sem ter certeza de nada sem ter provas.E os manifestantes tem direito de protestar, mas sem atirar fogo e bombas machucando inocentes.O geito é esperar o resultado das investigações e prender os responsáveis pelos incendios e feridos.

    ResponderExcluir
  3. A minha opinião é que não acho errado fazer protestos por algo em que não fazem nada para resolver, porque se ficarmos parados nada será feito pra ser resolvido.
    Mais acho errado ir além depredar lojas de quem não tem nada haver com o acontecido.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ah, eu acho erradas ambas as partes mas a polícia nesse caso é a pior porque ninguém deve de matar alguém assim sem mais nem menos porque ele não teve nada a ver com a situação mas foi vítma, até porque ele estava num táxi e foi abordado e de certa forma executado sendo confundido por um indivíduo merecedor dessa sentença.

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião acho errrado dos dois lados,pois a polícia matou um homem que estava dentro de um táxi que não tinha nada a ver com a história,e acabou sendo vítima.
    Outro ponto negativo foi em relação ao protesto que os manifestantes colocaram fogo em lojas, ônibus,prédios e no supermercado,que não tem nada a ver com o protesto.
    A polícia tem que investigar antes de matar alguém,para ver se a pessoa é culpada ou inocente.

    ResponderExcluir
  7. Porque ainda existe esse pensamento idiota de atirar primeiro e perguntar depois, tudo bem que foi achando que era um fugitivo e eu concordando que tem q matar...
    mas primeiro tem que saber se é ele mesmo, existe tanta gente que é parecida e se fosse matar todas que são parecidas, ia faltar pessoas nesse mundo,
    pois por outro lado esses manifestantes tambem está errados em ponto, existem tantos protesto sem uso de violência e que dão certo, mas eles acham que com o uso da violência vão mudar alguma coisa...
    unica coisa que causara é mais mortes...

    ResponderExcluir
  8. a situação apesar de revoltante, não deveria fazer com que as pessoas simplesmente deixassem seu bom senso de lado e tomassem tais atitudes, como policiais matando uma pessoa sem se quer uma justificativa (é uma vida tirada, até tendo motivos para isso, gera revoltas, que dirá sem explicação alguma... pode ser a vida de um criminoso, mas também de um inocente,e seus familiares e amigos que acabam por se distanciar da justiça q deveria ser feita, por atos criminosos como sinal de revolta e q podem ferir ou até matar outros inocentes... o ciclo da violência se repete e só se distancia cada vez mais de um fim

    ResponderExcluir
  9. A morte do jovem realmente sem muitas explicações foi estranho, mas sair fazendo essa baderna pelas ruas, estragando casas, comercio de pessoas que não tem nada haver com isso... Dessa forma vão só causar mais morte porque a policia não vai recuar.

    ResponderExcluir
  10. Comentário Eduardo:
    Eu acho que o policial foi imprudente, e as pessoas ao se revoltarem teriam direito de se manifestar, mas eu acho que eles ao se manifestar acabaram passando dos limites e acabou deixando de ser um manifesto.

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião o policial agiu sem pensar, ele não deveria ter matado o rapaz, pelo menos não antes de fazer as investigações corretas. E quanto a manifestação das pessoas, elas não deixam de ter razão porém passaram dos limites na sua revolta.

    ResponderExcluir
  12. Comentario de Andreza Moraes:
    Eu acho errado das duas partes, primeiramente a policia não poderia sair matando assim , eles não tinham certeza que foi aquele homem, mas também os manifestantes sairam do controle quando começaram a quebrar as lojas.

    ResponderExcluir
  13. Em minha opinião isso um abuso de poder, os policiais não podiam matar essas pessoas, eles deviam dar exemplo e não agir como marginais, apesar dos manifestantes terem tirado eles do serio, eles foram treinados para saber como agir nesse tipo de situação.

    ResponderExcluir
  14. comentário do DEIVID
    as pessoas n~ao tem nossão das coisas e agem pela a emoção por um equivoco e sem certeza o policial matou um inocente e por causa disso (uma morte) manifestantes colocaram en perigo a vida de outras pessoas inocenes é por isso que não se paga mal por mal só piorou tudo.

    ResponderExcluir
  15. Eu acredito, que devemos por direito protestar por algo que tiram de nós até porque a policia errou, ELES NÃO SÃO OS BONS? A AUTORIDADE? de que adianta nós respeitarmos a lei e a policia ser imprudente e simplismente matar alguém sem ao menos ter feito nada, é nessas horas que nos perguntamos: e a justiça foi feita? deve ser por isso qe a manifestação foi criada, resolveram agir. Mas não posso deixa de concordar com a policia pois existe muitas formas de protestar, eles poderiam fazer algo prudente, sem que a galera da manifestação não perdesse a razão.

    ResponderExcluir
  16. Bom, na minha opinião as pessoa, sim, deveriam se manifestar, porem não com tanta violência ferindo pessoas inocentes.
    Policiais de hoje, da maioria das vezes, se acham com autoridade de matar pessoas, sem ter certeza da posição dela. E não pensando nas consequências. Em fim, mais uma pessoa e mais uma família sem explicações.

    ResponderExcluir
  17. Comentario da Vanessa:
    Pelo que eu li, os manifestantes estavam certos por manifestar, já que nem os policias envolvidos foram afastados pelo que diz a noticia.
    Mais os manifestantes eraram por ir longe de mais e depredar e atear fogo nas lojas de pessoas que não tem nada haver com o acontecido.

    ResponderExcluir
  18. Na minha opinião, ambas as partes estão erradas. A polícia não deveria ter matado Mark Duggan sem ter provas concretas e as pessoas não deveriam ter se manifestado colocando fogo nos ônibus, lojas e etc.

    ResponderExcluir
  19. Acho que ambas as partes estão erradas. A policia não deveria ter matado Mark Duggan sem ter certeza de nada. E os manifestantes não deveriam ter feito gerar mais violência,jogando bombas e ferindo pessoas inocentes.

    ResponderExcluir
  20. Oque fizeram com esse jovem, não foi nada certo, na minha opinião esse protesto foi bem feito, pena que perderam a razão no que começaram a destruir lojas , ameaçar as pessoas, ambos os lados estão errados.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. concordo q a morte de Mark Duggan foi totalmente injusta, e que manifestações pacíficas deviam ser aplaudidas, mas a partir do momento em que os protestos partiram para a violência, definitivamente os protestos perderam o sentido e a razão.
    e a questão de jovens saqueando, quebrando e botando fogo em muitos estabelecimentos, casas e até mesmo quarterões, se pode dizer com toda certeza que estes jovens não estão lutando por uma causa e sim são um bando de saqueadores

    ResponderExcluir
  23. eu acho esse tipo de protesto burro e inutil,so gera mais conflitos e até mortes,nunca resolve nada e depois de um tempo todos esquecem que foi feito.Na verdade muitos desses "protestantes" estao la so pra aparecer,ou pq outras pessoas foram;manifestações assim viraram modinha,tem maluco que ergue um cartaz sem nem saber o que ta escrito nele...

    ResponderExcluir
  24. na minha opinião as duas partes foram equivocadas, os policias deveriam ter ido atras de provas antes de matar Mark Duggan, e tbm foi horrívelas pessoas se manifestarem roubando e quebrando os estabelecimentos.

    ResponderExcluir