domingo, 28 de agosto de 2011

Furacão Irene atinge Nova York e alaga ruas.


O furacão Irene atingiu Nova York com fortes ventos chuvas neste domingo, derrubando a energia elétrica e inundando algumas ruas da parte Sul da ilha de Manhattan mesmo após perder um pouco de sua força.
O furacão Irene foi rebaixado neste domingo para tempestade tropical, mas ainda está causando ondas que batem na costa e provocam alagamentos.
Há cerca de 30 centímetros de água nas ruas em South Street Seaport e na região Sul de Manhattan, e a maré aparentemente está subindo, embora tenha ocorrido menor dano do que muitos temiam.
'Não está tão ruim como eles disseram que seria. As ruas estão inundadas, mas não tanto quanto pensei', afirmou John Harris, de 37 anos, que desafiou uma ordem de retirada e permaneceu em casa durante a noite em Rockaways. 'Mas vou ficar de olho. Sei como sair se precisar.'
Fortes chuvas e ventos forçaram o fechamento de três pontes que levam à península de Rockaways, e mais a leste em Long Island bloqueios de areia feitos para segurar a inundação e proteger o comércio costeiro aparentemente não resistiram.
O Irene causou pelo menos nove mortes na Carolina do Norte, Virgínia e Flórida antes de subir a costa leste. Cerca de 3,3 milhões de casas ficaram sem eletricidade e vários milhões de pessoas receberam ordem de deixar suas moradias.
As ruas de Nova York, normalmente lotadas, estão sinistramente calmas depois de as autoridades terem ordenado que dezenas de milhares de moradores deixassem áreas baixas, além de promoverem o fechamento de metrô, aeroportos e do sistema de ônibus.
Meteorologistas disseram que o Irene ainda é uma grande ameaça e pode aumentar o nível da águas em mais de dois metros em regiões costeiras da Virgínia e Massachusetts. Podem ocorrer tornados isolados em Nova York.
Das Carolinas do Sul e do Norte até Maine, dezenas de milhões de pessoas estão no caminho do Irene, que chegou em terra firme na Carolina do Norte no sábado, causando chuvas torrenciais, derrubando arvores e interrompendo o fornecimento de eletricidade.
'A ponta do furacão chegou até nós', afirmou o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, a mais de oito milhões de pessoas que vivem na cidade enquanto as alertava sobre os ventos que atingiriam a região.
Bloomberg alertou os nova-iorquinos que a tempestade Irene trazia risco de vida e os exortou a permanecer dentro de suas casas para evitar objetos lançados pelo vento, inundações e a possibilidade de as pessoas serem eletrocutadas por linhas de energia que viessem a cair.
Cerca de 370 mil moradores receberam ordens de deixar suas casas em área baixas, muitos deles de partes do Brooklyn, Queens e Manhattan.
Alguns se recusaram a sair. Nicholas Vigliotti, de 24 anos, um auditor que vive em um arranha-céu em frente à costa do Brooklyn, disse que não via por que deixar seu lar. 'Mesmo que haja inundação, moro no quinto andar'.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA, localizado em Miami, afirmou que os ventos da tempestade Irene caíram para 100 quilômetros por hora na manhã deste domingo, mas previu ondas de até 2,5 metros em Long Island e na Nova York metropolitana, o que poderia derrubar os muros de proteção ao sul de Manhattan.
Este ano foi um dos piores em relação ao clima na história dos Estados Unidos, que já perdeu 35 bilhões de dólares com inundações, tornados e ondas de calor.
O presidente dos EUA, Barack Obama, que interrompeu suas férias na ilha de Martha's Vineyard, em Massachuetts, para retornar à Casa Branca, estava analisando a possibilidade de um furacão.

15 comentários:

  1. Poisé cada vez mais teremos que conviver com essas varições climáticas, mas como sempre devemos estar preparados para todas essas mudanças e não podemos nos abalar com algumas tempestades...

    First \o/ \m/

    ResponderExcluir
  2. Acho que já é mais que normal ocorrem estes tipo de catástrofes na natureza, e temos que arrumar formas mais seguras para prevenir grandes números de mortos. O Irene como disse no texto não foi um dos piores, mais sempre quando acontece, é um grande "sufoco" todos esperamos que não ele não aumente sua velocidade, e prejudique mais moradores.

    ResponderExcluir
  3. nossa...
    mais uma dessas variações climáticas agora já não parece tão horrível de tantos que ja aconteceram mas o que me surpreende é que ninguém toma uma providencia ou se conscientiza do que ainda esta por vir porque ao decorrer dos tempos fica cada vez pior as catástrofes da natureza,é tem gente pior do que nós essa chuvinha irritante não é nada perto deles com o furacão Irene...
    hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Nos Estados Unidos em outras regiões é normal ter furacão, o bom é que sempre essas regiões se erguem e voltam ávida normal. Mais notamos que esta acontecendo com mais freguencia e também em lugares que não custumava-se ter essas alterações climáticas, temos que tentar encontrar alguma solução para esse problema, pensem nos moramos perto da costa marítima aqui pode ser improvável ter furacão, e tsunamis bem mais provável né e agora o que vamos fazer?. Vamos continuar achando que nada acontece aqui.

    ResponderExcluir
  5. Daqui pra frente será cada vez mais frequente esse tipo de catástrofe natural, não podemos evitá-las, a única coisa que como podemos fazer é nos preparmos para quando elas chegarem, por exemplo, com barreiras de proteção para tsunamis e abrigos subterrâneos para tornados.

    ResponderExcluir
  6. Nesse mundo em que estamos não temos proteção o suficiente, todo cuidado é pouco.Essa alteração climática que ocorreu em Nova york,chamada de furacão irene que deixou várias pessoas mortas,daqui em diante vai acontecer no mundo todo.A única coisa que possamos fazer, é tentar nos proteger,para que ela não nos prejudique.

    ResponderExcluir
  7. Bom,cada vez mais essas variações climáticas estão ocorrendo e isso vai se tornando mais comum , o importante é tentarmos de alguma forma evitar , ou se proteger,para que essas variações não se tornem catástrofes diárias resultando em muitas mortes.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Pelo que nós sabemos, essas variações de temperaturas que provocam essas catástrofes e que são resultados de desmatamestos de florestas e outros malefícios que o homem causa ao meio ambiente alterando a ordem natural do nosso ecossistema.

    ResponderExcluir
  10. Não tem oque fazer, isso é a natureza não tem como mudar, mas tem como salvar vidas, fazendo oque é recomentado pelo governo fazer, que nesse caso foi sair de casa e procurar abrigo.

    ResponderExcluir
  11. Comentário do Eduardo:
    Eu acho horrivel o que está acontecendo e cada vez sera mais frequente as catastrofes, infelizmente quase ninguem se conscientisa.

    ResponderExcluir
  12. Fenomenos da natureza, não tem como evitar, só oque podemos fazer é tentar sep previnir, se abrigar em lugaras mais seguros.

    ResponderExcluir
  13. A cada dia que passa nós, desmatamos mais as florestas, sujamos as ruas, poluimos os rios, essa é a consequencia dos nossos atos.

    ResponderExcluir
  14. Acho que não tem como evitar esse tipo de coisa. E cada vez está acontecendo com mais frequência.

    ResponderExcluir