segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Trabalhos de Química.

















Fazer um relatorio dos experimentos, individual, e postar nos comentarios.

23 comentários:

  1. No primeiro experimento, o sonrisal que foi colocado na água quente diluiu mais rápido porque a temperatura era maior, menor energia de ativação e maior a velocidade. E o que estava na água fria demorou mais para diluir porque menor a temperatura, maior energia de ativação e menor velocidade.

    No segundo experimento o sonrisal que estava triturado se dissolveu mais rápido porque a energia de ativação diminui porque a superfície de contato é maior e a velocidade da reação aumenta.

    No terceiro experimento, a água oxigenada é H2O2, e quando foi colocada sobre o bife de fígado, ela começou a espumar. Isso acontece por causa da presença do enzima chamado catalase que está presente no bife, que faz com que a água oxigenada libere o O2. E assim como no bife de fígado, a catalase está presente também no nosso corpo, e acontece o mesmo processo caso coloque água oxigenada sobre um ferimento.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro passo: o sonrisal foi colocado em um copo com água quente,que se dissolveu mais rápido.No copo com água gelada demorou mais para se dissolver,no outro copo com água fria se dissolveu lentamente.

    Segundo passo:o sonrisal foi cortado ao meio.A primeira metade foi triturada que se dissolveu mais rápido,a outra parte dissolveu devagar.

    Terceiro passo:Com o bife de fígado,foi colocado em cima a água oxigenada que começou a ferver,liberando oxigênio causando a espuma.Isso também ocorre quando nos machucamos, que precisamos colocar a água oxigenada.

    Conclui que através disso,a reação pode agir de várias maneiras, em qualquer material que for utilizado.

    ResponderExcluir
  3. No Primeiro passo foi colocado sonrisal em três copos com água de temperaturas diferentes, na agua quente o sonrisal se dissolveu mais rapido e na gelada mais devagar, na água com temperatura ambiente o sonrisal se dissolveu lentamente.

    No segundo passo o sonrisal foi cortado ao meio.A primeira parte foi triturada e se dissolveu rapidamente, a outra parte se dissolveu lentamente.

    No terceiro passo colocamos água oxigenada num pedaço de bife de figado, isso fez com que o bife liberasse óxigenio, esse proceso tambem acontese quando colocamos água oxigenada em um ferimento.

    ResponderExcluir
  4. No dia 8 de agosto, no período de química fizemos três experimentos:
    No primeiro pegamos três copos e dentro deles colocamos, em um agua fria e outro agua morna e no ultimo agua quente e em seguida em cada um deles ao mesmo tempo um pedaço de sonrisal em cada copo. O resultou então que no copo com agua quente diluiu mais rápido do que os outros, o motivo é que maior a temperatura da reação, maior a energia de ativação.
    No segundo experimento pegamos dois copos de com agua normal e colocamos em um o pedaço inteiro sonrisal e no outro o sonrisal triturado. Resultou que o copo com sonrisal triturada o processo foi mais rápido, o motivo é que a energia de ativação diminui porque a superfície de contato é maior e então a velocidade da reação aumenta.
    No terceiro experimento pegamos um pratinho descartável e nele colocamos um pedaço de bife de fígado cru e em seguida derramamos um pouco de agua oxigenada (H2O2) no bife. Resultou que o bife começou a espumar por causa da presença do enzima chamado catálise que está presente no bife, que faz com que a água libere o (O2) fazendo uma limpeza assim como acontece com o nosso corpo quando fazemos algum ferimento e em seguida colocamos o liquido em cima.

    ResponderExcluir
  5. Primeiro experimento:
    Foi utilizado 3 sonrrisal, e 3 copos com água em temperaturas diferentes.
    Foram colocados os sonrrisais nos 3 copos ao mesmo tempo e o resultado obtido foi:
    Água quente - diluiu mais rápido
    Água em temperatura ambiente - diluiu normalmente
    Água gelada - diluiu mais lentamente.
    Isso ocorreu porque quanto maior a temperatura, menor a energia de ativação.

    Segundo experimento:
    Foi utilizado 1 sonrrisal triturado e 1 sonrrisal inteiro, e 2 copos com água em temperatura ambiente.
    Foi colocado o sorrisal triturado e o inteiro ao mesmo tempo nos copos.
    O que ocorreu: O copo com o sonrrisal triturado foi mais rápido, porque a energia de ativação diminui e a velocidade aumenta. Poque a superfície de contato é menor.

    Terceiro experimento:
    Foi utilizado um pedaço de figado, e algumas gotas de Água Oxigenada.
    Foram pingadas algumas gotas de Água Oxigenada no pedaço de figado.
    O que ocorreu: Ferveu, e formou bolhas. Isto porque a Água Oxigenada(H202) mais o figado, junto com uma enzima chamada catalize, com a pressão da Água Oxigenada libera Oxigênio(O2), isto porque está limpando e tirando as bactérias.

    ResponderExcluir
  6. A pedido do professor Júlio cada aluno deveria trazer dois sorrisal e realizar a atividade em duplas.Na primeira parte foi pego três copos,e neles colocamos aguá quente,no outro agua gelada e no ultimo agua em temperatura normal,foi colocado então ao mesmo um sorrisal em cada copo.Notamos assim que maior a temperatura da reação.maior a energia de ativação.
    Em outro experimento trituramos um sorrisal e outro usamos inteiro.colocamos em dis copos de aguá de temperatura normal e o resultado foi que o sonrisal triturado fermentou mais rápido porue a superficie de contato é maior.
    No terceiro experimento foi cortado um pedaço de bife fígado cru .e posto em pratos de plástico,pingamos um pouco de água oxigênada e logo em seguida começou a fermentar liberando o oxigênio que havia na carne.O bife começa a espumar por causa da presença do enzima chamada catálise.

    ResponderExcluir
  7. foram feitos 3 experimentos.
    foi colocado sonrisal em três copos com água de temperaturas diferentes, na agua quente o sonrisal se dissolveu mais rapido porque a temperatura era maior, menor energia de ativação e maior a velocidade.E na gelada mais devagarE o que estava na água fria demorou mais para diluir porque menor a temperatura, maior energia de ativação e menor velocidade, na água com temperatura ambiente o sonrisal se dissolveu lentamente.
    No terceiro experimento, foi colocado água oxigenada em um bife de fígado,a água oxigenada começou a espumar. Isso acontece por causa da presença do enzima chamado catalase que está presente no bife, que faz com que a água oxigenada libere o O2

    ResponderExcluir
  8. primeiro foram usados tres copos com água, o diferencial foi que cada um tinha uma temperatura diferente vamos então chamar o capo com água quente de C1 o com água morna C2 e água fria ou gelada C3 então pegamos três Sonrisais e colocamos eles todos ao mesmo tempo nos copos, no C1 ele diluiu mais rápido porque a temperatura foi maior, a energia de ativação foi menor e maior foi velocidade.
    no C2 ocorreu no tempo normal, pois não teve alteração de temperatura, mas já no C3 demorou mais para diluir porque a temperatura era menor, a energia de ativação era maior e menor fooi a velocidade.
    no segundo teve apenas dois copos os dois com a mesma temperatura, mas desta vez o diferencial fooi no sonrisal que foi partido em dois um lado chamaremos de S1 que manteve-se inteiro na outra metade que chamaremos de S2 foi triturada completamente e novamente foram colocadas ao mesmo tempo nos copos, no S1 energia de ativação diminui porque a superfície de contato é maior e a velocidade da reação aumenta, já no S2 energia de ativação Aumenta porque a superfície de contato é menor e a velocidade da reação diminui.
    Já no terceiro experimento colocamos água oxigenada num pedaço de bife de fígado no instante imediato que a água oxigenada entra em contato com o fígado ela começa a espumar, a explicação é simples, no fígado existe uma enzima chamada Catalise que faz como que a água Oxigenada(H2O2) libere Oxigênio(O2) fazendo-o assim Espumar.

    ResponderExcluir
  9. No primeiro experimento utilizamos tres sonrisal e tres copos com agua e temperaturas diferentes, gelada, quente, e temeratura ambiente, colocamos ao mesmo tempo os trez sonrisal. A agua quente diluiu mais rapido, a ambiente normalmente, e ja a gelada diluiu lentamente. Por isso que maior temperatura menor energia de ativação, e menor temperatura mais energia de ativação.


    No segundo, utilizamos 2 copos com agua e um sonrisal partido ao meio uma metade triturada e outra metade enteira, colocamos ao mesmo tempo e o sonrisal triturado diluiu mais rapido porque a energia de ativação diminue e a velocidade aumenta.

    No terceiro, utilazamos um pedaço de figado, com algumas gotas de aqua oxigenada, acabou ocorrendo bolhas por todo o figado, por final concluimos que a agua oxigenada "H2O2" junto com o figado um enzima chamado catalize que faz com que a agua oxigenada H2O2 de oxigenio O2 e limpe tas as bacterias existentes no corpo.

    ResponderExcluir
  10. Relatorio de Andreza Moraes:
    Primeiro Experimento - Foi colocado 3 sonrrisais em 3 copos com temperaturas diferentes cuja eram quente, fria e temperatura ambiente .
    No copo referente a agua fria dilui mais lentamente , na quente diluiu mais rapidamente e na temperatura ambiente diluiu normalmente, tudo isso porque quando maior a temperatura menos a energia de ativação.

    Segundo Experimento: Usamos dois sonrrisal , um triturado e um inteiro , colocamos eles em um copo com agua de temperatura normal , aconteceu que o sonrrisal triturara diluiu mais rapidamente, porque a superficie de contato e menor, e tambem porque a energia de ativação diminui e a velocidade aumenta.

    Terceiro Experimento: Usamos um figado e colocamos gotas de Agua Oxigenada , aconteceu que comeceu a criar bolhas,Isso porque o figago e a agua oxigenada junto com uma enzima chamada catalize liberam oxigenio tirando as bacterias.

    ResponderExcluir
  11. No primeiro experimento foi utilizado três copos com temperaturas diferentes. Um copo com água quente, outro com água gelada e outro com água em temperatura ambiente.Colocamos então ao mesmo tempo um sonrisal em cada copo. Percebemos então que, maior a temperatura, maior a energia de ativação e menor a temperatura, menor a energia de ativação.
    No segundo experimento foi utilizado dois copos com água em temperatura ambiente. Foi utilizado também um sonrisal cortado ao meio, uma metade foi triturada e a outra ficou enteira, e ao mesmo tempo colocamos foram colocados nos copos. O sonrisal triturado diluiu mais rapido porque quando a energia de ativação é maior a velocidade aumenta.
    No terceiro, cortamos um pedaço de bife de figado e colocamos água oxigenada em cima, e como o figado tem uma enzima chamada catalise, ele libera o O2 fazendo assim uma limpeza.

    ResponderExcluir
  12. Foram feitas três experiencias; A primeira experiencia foi feita com três sonrisais, todos colocados em copos em temperaturas diferentes. O sonrisal colocado no copo de aguá quente diluiu mais rápido, o colocado na temperatura normal diluiu normalmente e o de temperatura fria demorou mais para diluir. Isso ocorreu porque quanto maior a temperatura, menor a energia de ativação.

    A segunda experiencia, usamos dois copos com aguá e um sonrisal partido ao meio, sendo que um estava triturado. Foram postos ao mesmo tempo na aguá, o triturado diluiu mais rápido, que o inteiro. Isso acontece por que a energia de ativação diminue e a velocidade aumenta.

    Para terceira experiencia foram usados um pedaço de figado e algumas gotas de aguá oxigenada. Quando colocadas as gotas no figado, este ferve, assim limpando as bactérias.

    ResponderExcluir
  13. primeira experiencia:o professor dividiu a turma em duplas e pediu para que cada dupla pegasse 3 copos e enchesse cada copo com uma temperatura de água diferente,um copo com água quente,um com água ambiente e o outro com água gelada, após fazer isso ele pediu para cada dupla colocar uma pastilha de sonrisal em cada copo no mesmo tempo,em seguida fez a seguinte pergunta "em qual copo efervesceu mais rápido?" os alunos respondem que foi no que contia água quente, pois quanto maior a temperatura menor vai ser a energia de ativação e maior vai ser a velocidade da reação.

    segunda experiencia:o professor pediu para que cada dupla pegasse 2 copos e enchesse com água ambiente, após fazer isso pediu para cada dupla colocar ao mesmo tempo uma pastilha triturada e a outra pastilha inteira, em seguida fez a seguinte pergunta "em qual copo efervesceu mais rápido?" os alunos responderam que foi no copo que contia a pastilha triturada, pois a energia de ativação diminui e a velocidade aumenta, porque a superfície de contato é menor.

    terceira experiencia:o professor pediu para cada dupla pegar um prato, feito isso ele pegou um pedaço de figado e botou no prato em seguida botou água oxigenada em cima do figado, observamos que começou a borbulhar, isso porque o figado, a água oxigenada junto com uma enzima chamada catalize que liberam oxigênio tirando as bactérias, podemos notar que se botarmos água oxigenada em cima de algum ferimento irá acontecer a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  14. Na primeira experiencia, foi utilizado três sonrisais, cada um foi posto em um copo com água de temperatura diferente. O primeiro sonrisal foi colocado em um copo com água quente onde a se diluiu rapidamente, o segundo em um copo com água em temperatura normal e se diluiu normalmente, já o sonrisal que foi posto no copo de água gelada demorou para diluir. Ocorre isso porque quanto maior a temperatura, menor a energia de ativação.

    Na segunda experiencia foi utilizado dois sonrisais, um normal e outro que foi triturado, apos colocar eles na água o que estava triturado diluiu mais rápido. Ocorreu isso porque a energia de ativação diminui e a velocidade aumente.

    O terceiro experimento foi utilizado um pedaço de fígado, e nele foi colocado umas gotas de água oxigenada reagindo com uma enzima chamada catalise e acaba liberando O2 e faz uma limpeza.

    ResponderExcluir
  15. Relatório de Luis Mauro JR.

    Na aula do laboratório, o professor dividiu os alunos em duplas e solicitou que cada dupla tivesse 3 copos, um com água quente, um com água ambiente e um com água fria. Logo após ele nos solicitou que colocasse uma pastilha de sonrisal ao mesmo tempo nos 3 copos, e nos fez a seguinte pergunta. "Em qual copo a pastilha efervesceu mais rápido?" Imediatamente a turma respondeu á ele que foi o copo que contém água quente, e ele nos explicou que: "Quanto maior a temperatura, menor a energia de ativação e maior a velocidade da reação.
    Depois o professor nos solicitou dois copos cheios d'água em temperatura ambiente e duas pastilhas de sonrisal, uma inteira e a outra triturada, e nos disse "Coloquem as duas pastilhas ao mesmo tempo". Após isso ele nos perguntou: "Qual pastilha efervesceu mais rápido?" Imediatamente a turma respondeu que a pastilha triturada efervesceu mais rápido, por que ao triturar a pastilha estamos automaticamente aumentando a superficie de contato da mesma, e quanto maior a superficie de contato, maior a velocidade da reação.
    Logo após ele colocou um pequeno pedaço de figado de boi num pratinho, e colocou algumas gotas de água oxigenada e o figado começou a efervescer por causa dos catalisadores que alteram a velocidade da reação.

    ResponderExcluir
  16. Três Experiências


    • Primeira Experiência
    Usado três copos, em cada copo foi posto água com uma temperatura diferente (quente, ambiente, gelada) e 3 sonrisais.
    - Copo 1, com água quente, e foi posto 1 sonrisal o processo foi mais rápida, devido à temperatura que era maior, assim sendo menor a energia de ativação e maior a velocidade.

    - Copo 2, com água ambiente, e foi posto 1 sonrisal o processo ocorreu normalmente.

    - Copo 3, com água gelada, e foi posto 1 sonrisal o processo foi mais demorada, devido à temperatura que era menor, assim sendo maior a energia de ativação e menor a velocidade.


    • Segunda Experiência
    Usado dois copos com água em temperatura
    ambiente e 1 sonrisal partido ao meio, com uma metade sólida e a outra metade em pó.
    - Copo 1, com sonrisal em pó o processo foi mais rápido, devido à energia de ativação que diminuiu e a velocidade aumentou, porque a superfície é de contato e menor.

    • Terceira Experiência
    Usado um pequeno pedaço de fígado e água oxigenada.
    - O pedaço de fígado assim contendo enzimas chamadas de Catalise, faz a liberação de O2, é essa liberação faz a limpeza.

    ResponderExcluir
  17. comentário de Eduardo:
    No primeiro pegamos três copos e dentro deles colocamos, em um agua fria e outro copo agua morna e no ultimo agua quente e em seguida em cada um deles ao mesmo tempo um pedaço de sonrisal em cada copo. O resultou então que no copo com agua quente diluiu mais rápido do que os outros, o motivo é que maior a temperatura da reação, maior a energia de ativação.
    No segundo experimento pegamos dois copos de com água normal e colocamos em um o pedaço inteiro sonrisal e no outro o sonrisal triturado. Resultou que o copo com sonrisal triturada o processo foi mais rápido, o motivo é que a energia de ativação diminui porque a superfície de contato é maior e então a velocidade da reação aumenta.
    No terceiro experimento colocamos água oxigenada num pequeno pedaço de bife de fígado, isso fez com que o bife liberasse oxigênio

    ResponderExcluir
  18. No experimento com o sonrisal percebemos que o que foi colocado na água quente se dissolveu mais rápido isso porque o calor é diretamente proporcional à energia de ativação que deu mais velocidade à reação, já na água gelada foi o contrário porque quanto menos calor menor a energia de ativação e menos a velocidade da reação.
    No caso do sonrisal triturado a energia de ativação foi maior porque a superfície de contato era maior e proporcionou mais velocidade à reação.
    Quanto à experiência com o bife ao derramar a água oxigenada no fígado ocorreu uma reação com uma enzima chamada catalense que liberou o oxigênio da água.

    ResponderExcluir
  19. Material Utilizado: Pastilhas de sonrisal, Bife de fígado, copos, água liquida e sólida (gelo), pratos descartáveis;
    Procedimento – Dados obtidos:
    - Sonrisal diluído na água quente: o sonrisal se diluiu mais rápido.
    - Sonrisal diluído na água gelada: o sonrisal demorou mais para de dissolver.
    - Sonrisal diluído em água com temperatura ambiente: o sonrisal demorou um tempo médio para se dissolveu, foi um meio termo dos dois procedimentos anteriores.
    - Sonrisal triturado: dissolveu mais rápido (temperatura ambiente).
    -Sonrisal inteiro: demorou mais para dissolver (temperatura ambiente).
    - Bife de fígado e água oxigenada: o bife começou a espumar ao entrar em contato com a água oxigenada.
    Explicação cientifica para as reações específicas que ocorreram em cada caso:
    - O sonrisal se diluiu mais rápido na água quente, pois quanto maior a temperatura, menor a energia de ativação e assim maior a velocidade;
    - O sonrisal demorou mais a se diluir na água fria pois quanto menor a temperatura, maior a energia de ativação e assim menor a velocidade da reação,
    - Já a explicação para o sonrisal ter se dissolvido mais rápido quando estava triturado é porque ao triturarmos aumentamos a superfície de contato e assim ele dissolve mais rápido.
    - O bife de fígado começou a borbulhar porque nele existe uma enzima chamada “catalise”, A catálise está presente em inúmeros alimentos, como batata, beterraba, espinafre, ou em tecidos como o fígado, ela nada mais é do que a mudança da velocidade de uma reação química devido a um catalisador (no nosso caso a água oxigenada) ele faz com que a reação tenha uma menor energia de ativação.

    ResponderExcluir
  20. No dia 11 de agosto no laboratório de ciências foram feitas 3 experiências e a partir destas podemos constatar que:

    1°-Se pegarmos três copos, um com água quente, um com água em temperatura ambiente e outro com água gelada e colocarmos dentro de cada um deles uma pastilha de sonrisal no mesmo instante, a pastilha irá se dissolver mais rápido no copo em que está a água quente, depois no copo em que está a água em temperatura ambiente e por fim o copo com a água gelada. Isso tudo porque quanto maior a temperatura menor será a energia de ativação, e a velocidade da reação irá aumentar.

    2°-Pegando dois copos, meia pastilha de sonrisal triturada e meia pastilha inteira, colocamos cada uma delas em um copo com água. Após isso podemos ver claramente que a pastilha triturada irá se dissolver mais rápido que a outra metade que não havia sido triturada. Isto ocorre porque quanto maior a superfície de contato maior será a velocidade da reação e menor a energia de ativação.

    3°- Usamos um pedaço de fígado e água oxigenada. Colocamos apenas umas gotas da água oxigenada(H2O2) em cima do fígado e em seguida podemos ver que a água oxigenada começa a borbulhar.Isto acontece porque a água oxigenada em contato com a catálase, uma enzima presente também em nosso corpo, libera oxigênio(O2).

    ResponderExcluir
  21. 1°-> Foi pego 3 copos no primeiro foi colocado água quente, no outro água gelada e no ultimo água da torneira,depois colocamos uma pastilha de sonrisal em cada copo ao mesmo tempo,percebi que com a água quente a pastilha diluiu bem mais rápido do que as outras pois a temperatura era maior,sendo menor energia de ativação e maior a velocidade. E a água fria foi a que mais demorou a diluir,pois quanto menor a temperatura, maior energia de ativação e menor velocidade.

    2°-> Foram usados dois copos e um sonrisal cortamos ao meio e uma das duas partes foi triturada e a outra foi deixada inteira. Novamente colocamos o sonrisal ao mesmo tempo e notei que o que estava triturado foi diluído muito mais rápido do que o que estava inteiro,pois a superfície de contato é maior e a velocidade da reação aumenta.

    3°-> O figado foi cordado em pedaços pequenos e distribuido para cada dupla,em seguida foi posto um pouco de agua oxigenada percebi que espumou bastante,isso acontece pela presença da enzima chamada catalase que está presente na carne, que faz com que a água oxigenada libere O2.A catalase também está presente em nosso corpo, e acontece o mesmo,caso coloque água oxigenada em um ferimento.

    ResponderExcluir
  22. Foram usados, 2 cartelas de sonrisal contendo 4 pastilhas.

    No primeiro experimento, usamos 3 copos com água, 1 com água quente, 1 com água ambiente, 1 com água gelada, colocamos três sonrisais em em cada um dos copos ao mesmo tempo.
    O copo que contia a água guente foi o que o sonrisal diluiu mais rapidamente, isso por que quanto maior a temperatura, menos a energia de ativação e maior a velociadade da reação.
    No segundo experimento, usamos o último sonrisal. Partimos ele ao meio, uma metade foi triturada e a outra ficou inteira, novamente colocamos em dois copos com água, o sonrisal triturado aconceu a reação mais rapidamente, pois a energia de ativação é menor e a superficie de contato é maior assim a velocidade da reação aumenta. A outra metade inteira, aconteceu a reação mais lentamente pois, a energia de ativação é maior por que a superfície de contato é menor então a velocidade diminui.

    Aqui foram usados, um pedaço de carde de fígado e água oxigenada.

    Neste terceiro experimento, usamos um fígado e colocamos gotas de Água Oxigenada, começaram então a criar bolhas no fígado, isso porque o fígado e a água oxigenada junto com uma enzima chamada catalize liberam oxigênio tirando as bactérias

    ResponderExcluir
  23. Foram usados, 2 cartelas de sonrisal contendo 4 pastilhas.

    No primeiro experimento, usamos 3 copos com água, 1 com água quente, 1 com água ambiente, 1 com água gelada, colocamos três sonrisais em em cada um dos copos ao mesmo tempo.
    O copo que contia a água guente foi o que o sonrisal diluiu mais rapidamente, isso por que quanto maior a temperatura, menos a energia de ativação e maior a velociadade da reação.
    No segundo experimento, usamos o último sonrisal. Partimos ele ao meio, uma metade foi triturada e a outra ficou inteira, novamente colocamos em dois copos com água, o sonrisal triturado aconceu a reação mais rapidamente, pois a energia de ativação é menor e a superficie de contato é maior assim a velocidade da reação aumenta. A outra metade inteira, aconteceu a reação mais lentamente pois, a energia de ativação é maior por que a superfície de contato é menor então a velocidade diminui.

    Aqui foram usados, um pedaço de carde de fígado e água oxigenada.

    Neste terceiro experimento, usamos um fígado e colocamos gotas de Água Oxigenada, começaram então a criar bolhas no fígado, isso porque o fígado e a água oxigenada junto com uma enzima chamada catalize liberam oxigênio tirando as bactérias

    ResponderExcluir